RESPONSABILIDADES

Proteção na atividade

RESPONSABILIDADE CIVIL EXPLORAÇÃO

Seguro que garante a responsabilidade decorrente de danos causados a terceiros no exercício da atividade comercial ou industrial, pela venda de produtos defeituosos ou por atos praticados pelos responsáveis da empresa ou pelos seus colaboradores.

O seguro de Responsabilidade Civil Geral pode ser feito em várias modalidades, garantindo os prejuízos resultantes da exploração de determinada atividade ou do exercício de certa profissão, entre outras coberturas.

RESPONSABILIDADE CIVIL PRODUTOS

O Seguro de Responsabilidade Civil Produtos cobre os danos causados a terceiros por contaminação, inutilização ou etiquetagem incorreta, acidental ou involuntária de um determinado produto, que ocorra durante ou como consequência da sua produção, preparação, fabrico, embalamento ou distribuição.


Pode ainda contemplar as seguintes coberturas: Manipulação Maliciosa de Produtos, Extorsão, Perda de Lucros, Despesas de Retirada, Despesas de Consultoria.

RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL

Através do seguro Responsabilidade Civil Profissional, a seguradora garante a cobertura da responsabilidade pelos danos causados quer a clientes, quer a terceiros, em consequência de um erro ou de uma falta profissional praticada por empregados, assalariados ou mandatários.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Todas as empresas enfrentam passivos ambientais seja qual for o setor de atividade ou a dimensão das operações. As obrigações tanto para as empresas, como para as autoridades competentes apontam para um aumento, em numero e valor, de sinistros ambientais.

 

O regime jurídico da responsabilidade por danos ambientais baseia-se no princípio do poluidor-pagador. De acordo com a legislação em vigor, os operadores industriais passaram a ser responsáveis, não apenas pelos custos de limpeza decorrentes de poluição causados pelas suas instalações mas também, pelos danos causados aos recursos naturais, habitats e espécies, incluindo os custos para repor o ambiente e demais condições naturais no seu estado inicial, anterior ao dano ocorrido.

A lei estabelece que quando a atividade lesiva seja imputável a uma pessoa coletiva, as obrigações previstas incidem solidariamente sobre os respetivos administradores, gerentes e diretores.

As garantias financeiras que suportem o risco poderão constituir-se através da subscrição de apólices de seguro. Este seguro cobre os danos decorrentes de poluição súbita, acidental ou gradual e progressiva pelos quais a empresa seja legalmente responsável em virtude de reclamações relacionadas por danos ao ambiente.

O seguro pode ainda contemplar a cobertura dos prejuízos decorrentes de: custos de limpeza, danos corporais ou materiais, custos de prevenção e de atenuação, danos à biodiversidade e custos de defesa.

SEGURO DE DIRETORES E ADMINISTRADORES

Os Administradores ou Diretores de uma empresa são:

Legalmente responsáveis tanto pelos erros, como pelas omissões na gestão das suas empresas e, por isso, assumem essa responsabilidade de uma forma pessoal, solidária e ilimitada.

Igualmente podem sofrer outros prejuízos relativos à sua reputação e necessitarem de aconselhamentos especializados.

O seguro D&O é contratado pela empresa para proteger administradores, diretores e a própria empresa contra reclamações de terceiros, como por exemplo: credores sociais, sócios, colaboradores, concorrentes, clientes e fornecedores.

Este seguro cobre as despesas judiciais e as relacionadas com os honorários de advogados para a defesa de um administrador ou de um diretor no âmbito de ações judiciais, bem como as indemnizações por danos e acordos celebrados, desde que nenhum comportamento fraudulento seja estabelecido contra eles.

SEGURO DE RISCOS CIBERNÉTICOS

O seguro dos riscos Cibernéticos foi desenvolvido para responder às necessidades de qualquer entidade, independentemente da sua dimensão ou atividade, já que todas são vulneráveis a ataques cibernéticos internos e externos.

Num panorama de rápidas alterações, este tipo de seguro fornece uma proteção inovadora para ajudar a proteger os negócios dos clientes de fugas de dados confidenciais, pirataria informática, dumpster diving, vírus informáticos, sabotagem ou erro de colaboradores, pilhagem de informação e roubo de identidade.

Serviço de gestão de incidentes, fornecido por especialistas dentro da área informática, jurídica e de comunicação, para aconselhar, coordenar e gerir a resposta no caso de violação de dados, falha de segurança ou ameaça de extorsão 

Indemnização se o negócio for interrompido como resultado de um ataque cibernético interno ou externo.

Restauro das informações danificadas e recuperação dos sistemas.

Reclamações de Terceiros:

  • Violação de dados: incumprimento do dever de confidencialidade ou proteção de dados pessoais.

  • Responsabilidade pelo Conteúdo Digital: abrange os custos legais de defesa, aconselhamento e eventuais compensações decorrentes de uma violação dos seus direitos de propriedade intelectual ou reclamações por materiais e corporais.

 

Falha de segurança: erros nos programas, transmissões involuntárias de vírus, falhas do sistema ou usos não autorizados que impliquem danos a terceiros.

mse seguros ​© 2019

+351 210 998 406

administrativo@mse-seguros.pt

Av. Conde de Valbom, 1 - A • 1050-066 LISBOA